Pular para o conteúdo principal

CONHECENDO O ENEAGRAMA

(...) nos dias atuais, o homem concebe a si mesmo como um ser múltiplo: pensa de um modo, estuda de outro, trabalha em algo diferente e sua vida privada não tem nada a ver com tudo isso. Essa desintegração o conduz, geralmente, a estados de angústia e desconserto, visto que diante de tantas variações de "modos de viver", não consegue encontrar seu verdadeiro "EU" (...)

O Símbolo do Eneagrama é um dos mais conhecidos processos de autoconhecimento, baseados em nove tipos de diferentes personalidades presentes na natureza humana e suas relações.
Como bem explicado no Livro A Sabedoria do Eneagrama, de Don Richard Riso e Russ Hudson, "o atual Eneagrama de tipos de personalidade foi obtido a partir de muitas tradições espirituais e religiosas distintas. Boa parte dele é resultante da condensação da sabedoria universal, a filosofia perene acumulada em milhares de anos por cristãos, budistas, muçulmanos (especialmente os sufistas) e judeus (na Cabala)."

No entanto, cabe frisar que o Eneagrama não é uma religião, ela não pretende ser um caminho espiritual ligado a religiosidade e, sim, um caminho espiritual para o autoconhecimento, que é a porta de entrada para o desenvolvimento humano.

O Responsável pela introdução do símbolo do Eneagrama no mundo foi George Ivanovich Gurdjieff. Contudo, os precursores da utilização do Eneagrama de Tipos de Personalidade são Oscar Ichazo e Claudio Naranjo.

O Eneagrama hoje estudado trabalha os 9 Padrões Comportamentais e, a partir daí, a ferramenta mostra como superar as dificuldades de cada padrão, administrar suas emoções, reforçando os pontos fortes e descobrindo a essência de cada perfil.

Antes de conhecer o Eneagrama, eu trabalhava em uma área, estudava outra e minha vida pessoal totalmente distante do que eu sonhava. Com o estudo da ferramenta pude encontrar este verdadeiro Eu, saber realmente o que me motiva, como reajo à determinadas situações, como é meu comportamento inconsciente e como sou em minha Essência. Hoje posso afirmar que vivo sempre em constante contato com minha essência, com meu Eu verdadeiro, e assim consegui equilibrar a minha vida profissional, os meus sonhos e minha vida pessoal, isso tudo sempre numa constante evolução, uma gestão das minhas emoções diária. E é isso que o Treinamento de Eneagrama nos ensina, a gerir as nossas emoções, para uma constante evolução da nossa essência.

Conheci a ferramenta através do Instituto Eneagrama, é a principal empresa no Brasil de gestão emocional e desenvolvimento humano através de estudo e aprendizado sobre Eneagrama. Entrem no site da empresa e confiram.


Aline Ibañez

Comentários

  1. Muito bom!! Gratidão pelo compartilhamento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback. Logo irei postar novos artigos, sempre com o objetivo de auxiliar no autoconhecimento e desenvolvimento. Beijos.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

2 dicas práticas para dominar a sua mente e ter mais foco.

No artigo passado( 4 passos simples para se concentrar e ser mais produtivo ), demos dicas de como melhorar nossa concentração. Deixamos, porém, em suspenso O QUE exatamente temos que fazer para, conforme o texto passado, DOMINAR A NOSSA MENTE, DEFINIR METAS, DESCONECTAR-SE E SABER DESCANSAR. Hoje, portanto, falaremos do domínio da mente. O que é? O que há na mente para ser dominado? Para que serve? Dr. Roger Vittoz O cérebro tem, de certa forma, um funcionamento dual. Ou está criando idéias, imagens e situações ou está recebendo passivamente essas mesmas idéias, imagens e situações. Segundo uma teoria psicológica pouco disseminada no Brasil – do Dr. Roger Vittoz e do Pe. Narciso Irala, é próprio do cérebro funcionar assim e é impossível que ambos estados, criativo e receptivo, coexistam no mesmo instante. Ou seja: ou criamos pensamentos ou os recebemos. Os dois juntos nunca. Segundo essa mesma linha teórica, a atividade criativa consome muito mais energi...

Cansado de ser mal interpretado? 6 Maneiras fáceis de ter uma comunicação eficaz.

Entenda que nem sempre aquilo que falamos é o que o outro escuta. Quantas vezes você quis dizer alguma coisa e foi mal interpretado? Eu já passei várias vezes por isso: isso é normal. Afinal, um dos maiores desafios da humanidade é aprender justamente a se comunicar melhor. Existem muitas técnicas para melhorar a comunicação. Tratarei, aqui, de algumas bem simples e práticas.  Se você me segue nas mídias sociais, Facebook, Instagram, YouTube, Blogger, com certeza já me viu falando muito sobre a comunicação e sua importância para a qualidade dos relacionamentos.  Vale lembrar: quando falo de relacionamentos, não falo somente em relacionamento amoroso, mas também familiar, profissional, entre amigos, clientes etc. Primeiro, para você entender melhor essas técnicas de comunicação, vou explicar um pouquinho como funciona nosso cérebro quando nos comunicamos. Nossa comunicação é expressada de três maneiras: Fala (palavras), Tom de voz e Expressão Corporal (gestos, ...