Pular para o conteúdo principal

10 passos para estimular emoções que elevam o bem-estar


Saber administrar as emoções é muito importante para o nosso bem-estar.

Antes de saber administrá-las, temos que conhecê-las, saber quais emoções nos causam mal-estar e quais nos trazem bem-estar. Por isso a importância do autoconhecimento.


Faça um exercício diário, analise os seus sentimentos diante das situações e com isso busque entender qual a emoção predominante, busque entendê-la. Torne isso como rotina, assim você irá desenvolver sua inteligência emocional e aprender administrar suas emoções.

Existe algumas emoções que nos trazem bem-estar, como Amor, Alegria, Gratidão, e podemos estimulá-las. Veja neste artigo quais são estas emoções e quais são os passos para estimular.

Desafio você a colocar em prática!!!!

1º Passo: Alegria – viva intensamente
Aprecie as pequenas coisas da vida, o nascer ou o pôr do sol, um sorriso, tudo que te faça feliz e deixe florescer o sentimento bom que isso retorna.
  
2º Passo: Gratidão – reconheça suas vitórias
Valorize tudo que de bom já aconteceu com você, tudo que conquistou e realizou ao longo de sua jornada. Lembre-se dos desafios e se sinta grato pelas pessoas que te acompanharam, bem como, com você mesmo que contribuiu para que tudo acontecesse.

3º Passo: Serenidade – busque a paz interior
Em meio a diversidades, percalços e todo estresse que isso pode gerar, pare e respire fundo. Busque sabedoria que a calma e serenidade pode lhe oferecer. Dessa forma você encontrará as alternativas certas para seus desafios.

4º Passo: Interesse – foque e conquiste resultados
Tenha claramente quais são seus objetivos que te motivam para o atingi-los. O que te move para realizar as metas e os sonhos que se propôs a alcançar? Tenho isso claro, você se sentirá confiante e positivo para continuar firme em sua jornada.

5º Passo: Esperança – acredite em si mesmo
Projete seu futuro e estipule metas para que seus planos sejam concluídos. Acreditar é preciso, mas criar os meios para realizar é vital para a esperança não se transformar em frustração.

6º Passo: Orgulho – conheça seus pontos fortes
Busque o autoconhecimento e identifique suas forças para aprimorá-las e os pontos que precisam ser potencializados. A partir disso, permita que o sentimento de orgulho possa permear sua mente, para depois ir em frente com seus propósitos.

7º Passo: Divertimento – encontre tempo para si mesmo
Para que se sinta bem sorria mais, ria de si mesmo, mantenha o bom-humor mesmo diante das barreiras contidas no cotidiano.

8º Passo: Inspiração – seja movido por seus objetivos
Conecte seu bem-estar ao seu objetivo principal, algo que dê significado para sua vida, à medida que você estiver caminhando para alcançá-lo o bem-estar será consequência.

9º Passo: Encantamento – encontre exemplos a serem seguidos
Se encantar com a excelência, com a qualidade fidedigna e também com a bondade e beleza são os primeiros passos para encontrar modelos a seguir, bem como se tornar inspiração para os outros.

10º Passo: O último, mas não menos importante: Amor
Se empenhe em nutrir de confiança, empatia e conexão, ter e dar apoio. Além de respeitar os outros para que esse sentimento só aumente.

Como o coaching pode colaborar na elevação do bem-estar?
Existe um processo que gera retornos, potencializando sua performance. As técnicas e ferramentas de coaching são amplamente eficazes para gerar bem-estar e qualidade de vida.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2 dicas práticas para dominar a sua mente e ter mais foco.

No artigo passado( 4 passos simples para se concentrar e ser mais produtivo ), demos dicas de como melhorar nossa concentração. Deixamos, porém, em suspenso O QUE exatamente temos que fazer para, conforme o texto passado, DOMINAR A NOSSA MENTE, DEFINIR METAS, DESCONECTAR-SE E SABER DESCANSAR. Hoje, portanto, falaremos do domínio da mente. O que é? O que há na mente para ser dominado? Para que serve? Dr. Roger Vittoz O cérebro tem, de certa forma, um funcionamento dual. Ou está criando idéias, imagens e situações ou está recebendo passivamente essas mesmas idéias, imagens e situações. Segundo uma teoria psicológica pouco disseminada no Brasil – do Dr. Roger Vittoz e do Pe. Narciso Irala, é próprio do cérebro funcionar assim e é impossível que ambos estados, criativo e receptivo, coexistam no mesmo instante. Ou seja: ou criamos pensamentos ou os recebemos. Os dois juntos nunca. Segundo essa mesma linha teórica, a atividade criativa consome muito mais energi...

CONHECENDO O ENEAGRAMA

(...) nos dias atuais, o homem concebe a si mesmo como um ser múltiplo: pensa de um modo, estuda de outro, trabalha em algo diferente e sua vida privada não tem nada a ver com tudo isso. Essa desintegração o conduz, geralmente, a estados de angústia e desconserto, visto que diante de tantas variações de "modos de viver", não consegue encontrar seu verdadeiro "EU" (...) O Símbolo do Eneagrama é um dos mais conhecidos processos de autoconhecimento, baseados em nove tipos de diferentes personalidades presentes na natureza humana e suas relações. Como bem explicado no Livro A Sabedoria do Eneagrama, de Don Richard Riso e Russ Hudson, "o atual Eneagrama de tipos de personalidade foi obtido a partir de muitas tradições espirituais e religiosas distintas. Boa parte dele é resultante da condensação da sabedoria universal, a filosofia perene acumulada em milhares de anos por cristãos, budistas, muçulmanos (especialmente os sufistas) e judeus (na Cabala)."...

Cansado de ser mal interpretado? 6 Maneiras fáceis de ter uma comunicação eficaz.

Entenda que nem sempre aquilo que falamos é o que o outro escuta. Quantas vezes você quis dizer alguma coisa e foi mal interpretado? Eu já passei várias vezes por isso: isso é normal. Afinal, um dos maiores desafios da humanidade é aprender justamente a se comunicar melhor. Existem muitas técnicas para melhorar a comunicação. Tratarei, aqui, de algumas bem simples e práticas.  Se você me segue nas mídias sociais, Facebook, Instagram, YouTube, Blogger, com certeza já me viu falando muito sobre a comunicação e sua importância para a qualidade dos relacionamentos.  Vale lembrar: quando falo de relacionamentos, não falo somente em relacionamento amoroso, mas também familiar, profissional, entre amigos, clientes etc. Primeiro, para você entender melhor essas técnicas de comunicação, vou explicar um pouquinho como funciona nosso cérebro quando nos comunicamos. Nossa comunicação é expressada de três maneiras: Fala (palavras), Tom de voz e Expressão Corporal (gestos, ...