Saber administrar as emoções é muito importante para o nosso bem-estar.
Antes de saber administrá-las, temos que conhecê-las, saber quais emoções nos causam mal-estar e quais nos trazem bem-estar. Por isso a importância do autoconhecimento.
Faça um exercício diário, analise os seus sentimentos diante das situações e com isso busque entender qual a emoção predominante, busque entendê-la. Torne isso como rotina, assim você irá desenvolver sua inteligência emocional e aprender administrar suas emoções.
Existe algumas emoções que nos trazem bem-estar, como Amor, Alegria, Gratidão, e podemos estimulá-las. Veja neste artigo quais são estas emoções e quais são os passos para estimular.
Desafio você a colocar em prática!!!!
1º Passo: Alegria – viva intensamente
Aprecie as pequenas coisas da vida, o nascer ou o pôr do sol, um sorriso, tudo que te faça feliz e deixe florescer o sentimento bom que isso retorna.
2º Passo: Gratidão – reconheça suas vitórias
Valorize tudo que de bom já aconteceu com você, tudo que conquistou e realizou ao longo de sua jornada. Lembre-se dos desafios e se sinta grato pelas pessoas que te acompanharam, bem como, com você mesmo que contribuiu para que tudo acontecesse.
3º Passo: Serenidade – busque a paz interior
Em meio a diversidades, percalços e todo estresse que isso pode gerar, pare e respire fundo. Busque sabedoria que a calma e serenidade pode lhe oferecer. Dessa forma você encontrará as alternativas certas para seus desafios.
4º Passo: Interesse – foque e conquiste resultados
Tenha claramente quais são seus objetivos que te motivam para o atingi-los. O que te move para realizar as metas e os sonhos que se propôs a alcançar? Tenho isso claro, você se sentirá confiante e positivo para continuar firme em sua jornada.
5º Passo: Esperança – acredite em si mesmo
Projete seu futuro e estipule metas para que seus planos sejam concluídos. Acreditar é preciso, mas criar os meios para realizar é vital para a esperança não se transformar em frustração.
6º Passo: Orgulho – conheça seus pontos fortes
Busque o autoconhecimento e identifique suas forças para aprimorá-las e os pontos que precisam ser potencializados. A partir disso, permita que o sentimento de orgulho possa permear sua mente, para depois ir em frente com seus propósitos.
7º Passo: Divertimento – encontre tempo para si mesmo
Para que se sinta bem sorria mais, ria de si mesmo, mantenha o bom-humor mesmo diante das barreiras contidas no cotidiano.
8º Passo: Inspiração – seja movido por seus objetivos
Conecte seu bem-estar ao seu objetivo principal, algo que dê significado para sua vida, à medida que você estiver caminhando para alcançá-lo o bem-estar será consequência.
9º Passo: Encantamento – encontre exemplos a serem seguidos
Se encantar com a excelência, com a qualidade fidedigna e também com a bondade e beleza são os primeiros passos para encontrar modelos a seguir, bem como se tornar inspiração para os outros.
10º Passo: O último, mas não menos importante: Amor
Se empenhe em nutrir de confiança, empatia e conexão, ter e dar apoio. Além de respeitar os outros para que esse sentimento só aumente.
Como o coaching pode colaborar na elevação do bem-estar?
Existe um processo que gera retornos, potencializando sua performance. As técnicas e ferramentas de coaching são amplamente eficazes para gerar bem-estar e qualidade de vida.
Comentários
Postar um comentário