Pular para o conteúdo principal

Como o Autoconhecimento Pode Acabar Com a TPM

A TPM toma conta de você? 


Muitas mulheres sofrem de TPM.Quando a tensão pré-menstrual chega, ficamos como que bipolares. Há muitas mudanças de humor, verdadeira instabilidade emocional: passamos de alegres a bravas, de enfurecidas ao carpe diem, da  falta de paciência à tristeza. Ficamos carentes, choramos sem motivo. Temos, também, alteração no nosso apetite – que se traduz, na maior parte das vezes, numa vontade inexplicável, e insaciável, de comer doces. Para coroar o bolo, as dores físicas, como enxaquecas, dores nas pernas, dores nos seios... Uma maravilha, não?
Eu, que sou mulher, também sinto algumas alterações no meu corpo e no meu comportamento. Minha sensibilidade, por exemplo, durante a ovulação até o período que fico menstruada, explode. Segundo os médicos, certas agitações nos hormônios reprodutivos causam essas emoções extremas.
Para todas as mulheres que sofrem com isso, tenho uma notícia maravilhosa! Há algumas formas de amenizar esses sintomas, sobretudo os emocionais! Conhecê-las nos dá ferramentas poderosas para vivermos a realidade de alta exigência emocional e física, na qual todas vivemos.
Primeiro, observemos se realmente sofremos de TPM. Para isso, devemos observar se os sintomas são recorrentes, ou seja, se todos os meses, no período da ovulação, exatamente uma semana antes de ficar menstruada, sentirmos os seguintes sintomas:
  • Mudanças de humor notórias.
  • Irritabilidade.
  • Ansiedade.
  • Sensação de perda de controle.
  • Alterações no sono e apetite.
Mas só os “sintomas” não bastam. Eles devem, ainda, influenciar negativamente o desempenho no trabalho, na escola etc, ou outras de nossas relações sociais, ou conosco mesmas, para que seja realmente a TPM dando seu sinal.
Há, ainda, a possibilidade de a TPM ser causada – ou aumentada, por falta de inteligência emocional, que nada mais é que falta de conhecimento das próprias emoções.  Então, além de ajudar em muitas outras coisas, o desenvolvimento emocional é útil também para reduzirmos os efeitos negativos da TPM em nossas vidas!
O que fazer, então, para acabar com a TPM ou diminuir seu domínio sobre nós?
  • Mude sua identidade – a primeira coisa que você deve se lembrar é que enquanto você construir a sua identidade em função da TPM, não conseguirá se livrar dela. Pare de se identificar com este sofrimento, ou seja, enquanto você investir parte do seu sentido como mulher que sofre TPM, de uma forma inconsciente, você vai resistir ou sabotar cada tentativa de curar sua TPM. O momento que você perceber que está presa à esta TPM, você vai começar a romper esta ligação. Então desconecte-se dela. Mude sua identidade, tomando consciência de que você tem domínio e controle sobre as suas emoções. 
  • Cuide da sua Inteligência Emocional – Aprenda a lidar com as suas emoções, tenha consciência delas durante o seu dia a dia, desenvolva a sua inteligência emocional, os sentimentos que ficaram suprimidos durante todo o mês podem aflorar de forma mais intensa no período da TPM. E, neste período, ative ainda mais a sua auto-observação, ou seja, sempre que perceber que alguma emoção e sentimentos estão dominando as suas ações, palavras ou pensamentos, faça a pergunta a você mesma: Quem está no comando: Eu ou minha TPM? E imediatamente controle esta emoção e domine a situação novamente. 
  • Saia da Rotina – Isso mesmo, busque fazer coisas diferentes, atividades que te traga prazer, vá a um parque, faça uma leitura, vá ao cinema, saia para jantar, encontre as amigas... use a sua criatividade e faça coisas diferentes nesta semana.
  • Medite – inicie a prática de meditação. A meditação é um ótimo remédio natural para aliviar os sintomas de TPM, pois os benefícios da meditação vão muito além das questões físicas (alívio de dores, insônia), ela atua também nos aspectos emocionais e mentais (depressão, ansiedade, estresse), desde que realizada periodicamente.
  • Durma bem -  durante o período da ovulação podem acontecer algumas alterações no sono, como insônia ou sentir-se muito sonolenta durante o dia. A noite, antes de dormir, busque formas de ter um sono de melhor qualidade, faça algum exercício de relaxamento antes de dormir, desconecte-se de qualquer fato ou coisa que possa te deixar mais agitada e tenha um boa noite de sono.
  • Pratique exercícios físicos – É claro que o exercício físico não poderia ficar fora desta lista. Mas atenção, se você não tem ainda incluído na sua rotina essa prática, não estou falando para no dia que você estiver com TPM, com aquela dor de cabeça, aquela cólica insuportável ir para a academia e fazer exercícios pesados. E sim, para fazer alguns exercícios mais leves, como caminhadas e alongamentos. Para isso, procure um profissional da área da Educação Física para te orientar quais os melhores exercícios para esta semana da TPM.
Enfim, procure ter a experiência da auto-observação, avaliando as suas emoções de forma consciente. Você levará um choque quando perceber seu domínio e autocontrole, seja ou não o período da temida TPM.
Mude a sua identidade de uma mulher que fica “bipolar”, “instável”, “louca”, “bruxa”, “impaciente”, “chorona”, “triste” uma vez ao mês, para uma nova mulher de autocontrole emocional apta a viver de uma forma plena e feliz realizando todos os seus papeis pessoas e profissionais.

Aline Ibañez. 

Este artigo fez sentido para você? Deixe seu comentário.



Referências Bibliográfias:
TED: A boa notícia sobre a TPM - Robyn Stein Deluca  
O Poder do Agora - Eckhart Tolle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

2 dicas práticas para dominar a sua mente e ter mais foco.

No artigo passado( 4 passos simples para se concentrar e ser mais produtivo ), demos dicas de como melhorar nossa concentração. Deixamos, porém, em suspenso O QUE exatamente temos que fazer para, conforme o texto passado, DOMINAR A NOSSA MENTE, DEFINIR METAS, DESCONECTAR-SE E SABER DESCANSAR. Hoje, portanto, falaremos do domínio da mente. O que é? O que há na mente para ser dominado? Para que serve? Dr. Roger Vittoz O cérebro tem, de certa forma, um funcionamento dual. Ou está criando idéias, imagens e situações ou está recebendo passivamente essas mesmas idéias, imagens e situações. Segundo uma teoria psicológica pouco disseminada no Brasil – do Dr. Roger Vittoz e do Pe. Narciso Irala, é próprio do cérebro funcionar assim e é impossível que ambos estados, criativo e receptivo, coexistam no mesmo instante. Ou seja: ou criamos pensamentos ou os recebemos. Os dois juntos nunca. Segundo essa mesma linha teórica, a atividade criativa consome muito mais energi...

CONHECENDO O ENEAGRAMA

(...) nos dias atuais, o homem concebe a si mesmo como um ser múltiplo: pensa de um modo, estuda de outro, trabalha em algo diferente e sua vida privada não tem nada a ver com tudo isso. Essa desintegração o conduz, geralmente, a estados de angústia e desconserto, visto que diante de tantas variações de "modos de viver", não consegue encontrar seu verdadeiro "EU" (...) O Símbolo do Eneagrama é um dos mais conhecidos processos de autoconhecimento, baseados em nove tipos de diferentes personalidades presentes na natureza humana e suas relações. Como bem explicado no Livro A Sabedoria do Eneagrama, de Don Richard Riso e Russ Hudson, "o atual Eneagrama de tipos de personalidade foi obtido a partir de muitas tradições espirituais e religiosas distintas. Boa parte dele é resultante da condensação da sabedoria universal, a filosofia perene acumulada em milhares de anos por cristãos, budistas, muçulmanos (especialmente os sufistas) e judeus (na Cabala)."...

Cansado de ser mal interpretado? 6 Maneiras fáceis de ter uma comunicação eficaz.

Entenda que nem sempre aquilo que falamos é o que o outro escuta. Quantas vezes você quis dizer alguma coisa e foi mal interpretado? Eu já passei várias vezes por isso: isso é normal. Afinal, um dos maiores desafios da humanidade é aprender justamente a se comunicar melhor. Existem muitas técnicas para melhorar a comunicação. Tratarei, aqui, de algumas bem simples e práticas.  Se você me segue nas mídias sociais, Facebook, Instagram, YouTube, Blogger, com certeza já me viu falando muito sobre a comunicação e sua importância para a qualidade dos relacionamentos.  Vale lembrar: quando falo de relacionamentos, não falo somente em relacionamento amoroso, mas também familiar, profissional, entre amigos, clientes etc. Primeiro, para você entender melhor essas técnicas de comunicação, vou explicar um pouquinho como funciona nosso cérebro quando nos comunicamos. Nossa comunicação é expressada de três maneiras: Fala (palavras), Tom de voz e Expressão Corporal (gestos, ...